Appraisal Florestal

 

Appraisal Florestal

O que é Appraisal?

O appraisal é o ato ou processo de estimar o valor, uma análise, uma opinião. É definido por alguns como uma espécie de valuation voltada a ativos reais onde não existem valores intangíveis envolvidos.

Como funciona o Appraisal Florestal?

Como os ativos florestais são ativos reais onde o retorno financeiro ocorre em longo prazo, o conhecimento do valor da floresta por meio de uma avaliação financeira adequada é primordial para entendimento do retorno que a mesma trará a seus proprietários/investidores.
Tradicionalmente os appraisals são contratados por um período de 3 anos. No primeiro ano é realizado o appraisal detalhado (comprehensive appraisal), onde o processo de coleta de informações é mais detalhado que nos dois anos seguintes, quando é realizado apenas uma atualização do trabalho do primeiro ano (update appraisal).

Por que realizar um Appraisal Florestal?

Todos os ativos florestais pertencentes a fundos de investimentos devem, por questões de reporting interno, ter seu valor anualmente atualizado por meio de um appraisal. Essa exigência criou bastante demanda no Brasil para empresas que detêm conhecimento do mercado florestal, uma vez que essa experiência é parte fundamental da realização de um appraisal.


Conheça o Método Index





Confira os 6 passos para um Appraisal Florestal de Qualidade!


Desde que ativos florestais brasileiros passaram a ser avaliados por meio de appraisals, seguindo padrões internacionais, a equipe da Index Florestal combinou as exigências de tais padrões à sua experiência, desenvolvendo um método próprio para a realização de appraisals, que leva em consideração os requisitos das normas internacionais e, ao mesmo tempo, elementos técnicos da norma nacional, que tornam o resultado final mais sólido e conectado com a realidade de mercado, conforme apresenta esse e-book.



Você sabe quanto vale a sua floresta (mesmo em tempos de pandemia)?

Valuation é uma expressão amplamente utilizada no mundo corporativo para designar o processo analítico de determinação do valor atual ou futuro de um ativo ou empresa. O valuation é uma ferramenta importante na determinação do valor justo de um ativo, baseado naquilo que o mercado está disposto a pagar no momento e em seu valor intrínseco, ou seja, os ganhos futuros que esse ativo poderá proporcionar a seus investidores.

Como a atividade florestal é uma atividade cujo retorno financeiro ocorre em longo prazo, o conhecimento do valor intrínseco do ativo por meio de um valuation adequado é primordial para entendimento do retorno que a floresta trará a seus proprietários/investidores.


Conheça os Autores

Marcelo SchmidMarcelo Schmid é engenheiro florestal, advogado, mestre em economia e política florestal. Atua há 20 anos como consultor nas áreas florestal e ambiental, tendo desenvolvido centenas projetos em todo o Brasil e no exterior.

É professor em cursos de pós graduação na área de meio ambiente e direito ambiental, com destaque à Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB e Associação dos Advogados de São Paulo – AASP. É um dos especialistas do Verified Carbon Standard (VCS) nas áreas de Reduced Emission from Degradatiaon and Deforestation (REDD) e Improved Forest Management (IFM). Marcelo é sócio-diretor do Grupo Index e diretor de negócios para a América Latina da Forest2Market do Brasil.

Especialidades: Mercado Florestal, Questões Legais, Appraisal, Due Diligence

Redes sociais
 


Rodrigo de AlmeidaRodrigo de Almeida conta com experiência internacional em serviços de orientação em transações e avaliações empresariais, atuando desde 2003 como consultor de projetos nos setores florestal, energia, óleo e gás, coordenando mais de 1000 projetos para instituições públicas e privadas em todo Brasil com destaque para áreas de energias renováveis, fusões e aquisições, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Rodrigo foi coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária no Centro Universitário FAE e professor na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Administração.

Especialidades: Mercado de Carbono, Valuation, Negociação e Business Intelligence.

Redes sociais   
 


Fernando é diretor da Index Florestal, empresa do Grupo Index focada no gerenciamento florestal, inventário florestal, análise ambiental e due diligences. Trabalhou em mais de 700 projetos de consultoria florestal, e desde 2007 está envolvido em mais de 25 projetos de M&A no setor florestal em todo o Brasil, coordenando due diligences, inventários florestais, análises GIS, estruturação empresarial e estudos de mercado.

Fernando é membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná (CEMA/PR), da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRbio 07) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná (CERH/PR).

Especialidades:Licenciamento florestal e ambiental, Inteligência empresarial, Avaliações

Redes sociais: