Artigos

/
Artigos

Desmatamento: uma nova barreira ao crescimento da indústria...

Duas notícias importantes e aparentemente desconectadas chamam a atenção no jornal Valor Econômico em relação ao futuro da indústria de celulose no Brasil. A primeira, diz que a União Européia…

O uso da biomassa florestal como fonte energética...

A energia de biomassa representa atualmente menos de 10% da capacidade instalada de energia elétrica no país, apesar de ser a terceira forma de energia mais competitiva no Brasil perdendo…

Quanto vale uma árvore de reflorestamento?

Quanto vale uma árvore de origem das florestas plantadas? Essa, sem dúvida, é uma pergunta bastante curiosa, mas a resposta não é tão simples assim. Então vamos abordar alguns pontos…

Como o Grupo Index Revoluciona a Análise de...

No Grupo Index, estamos sempre buscando formas inovadoras para acessar e extrair dados vitais, especialmente em um mundo onde as informações são vastas e muitas vezes dispersas. Recentemente, adotamos internamente…

Arvor de olho no mercado de carbono

As florestas possuem um papel muito importante na história do desenvolvimento humano e, ainda mais importante, no bem estar da sociedade nos dias de hoje. Além de fontes naturais e…

REANÁLISE: 10 previsões para o mercado de base...

No final de 2022, tendo o apoio da equipe técnica da Arvor, empresa de Estudos de Mercado do Grupo Index, escrevi um artigo sobre as 10 previsões para o setor…

Você sabe qual a diferença de corretagem de...

Os dois possuem um objetivo em comum que é serem intermediadores. Corretagem de imóveis e M&A (sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, que significa Fusões e Aquisições) são dois…

O novo momento do setor florestal

O que está por trás da elevação dos valores de investimento de grandes projetos florestais? São os custos de produção! Custos dos insumos, custos de madeira, além da mão de…

10 previsões para o mercado de base florestal...

Considerando as movimentações observadas no mercado ao longo de 2022, Marcelo Schmid, sócio diretor do Grupo Index, apoiado pela equipe de especialistas em mercado da  Arvor Business Advisory apresenta aqui…

Você já pensou na relação entre o setor...

Eu moro em um condomínio, afastado do centro da cidade, com cerca de 190 casas. Hoje cedo, saindo para trabalhar, me chamou a atenção essa obra, da foto abaixo. Será…

Florestas plantadas: o futuro da bioeconomia

Hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Árvore, data criada para conscientizar a população sobre a importância dessa que é uma das maiores riquezas naturais que temos, fundamental…

O Blockchain transformando o setor agroflorestal

O Blockchain é uma tecnologia muito utilizada no setor financeiro. Mas com a estruturação, desenvolvimento e processo de tokenização via blockchain, já é possível aplicar essa tecnologia em outros setores,…

Tecnologia florestal e inteligência artificial: 5 benefícios do uso...

A automação de processos no setor florestal já deixou de ser uma grande novidade. Hoje, existem diversos tipos de tecnologia florestal, que são aplicadas nas rotinas diárias, desde o planejamento…

Decreto: Mercado De Carbono Brasileiro

Em 19/05/2022, o Governo Federal lançou o Decreto Nº 11.075, que cria o mercado de carbono brasileiro. Esse assunto inclusive foi tema de um dos episódios do nosso Podcast, Papo…

ESG: sem inovação é apenas mais do mesmo

Essas três letrinhas não surgiram de um passe de mágica. O mercado não acordou um dia e pensou: Meio Ambiente (Environment), Responsabilidade Social (Social) e Governança (Governance), o que posso…

Do problema à solução: a história da startup...

O Grupo Index trabalha há mais de 50 anos oferecendo consultoria para o setor agroflorestal. Durante esse tempo, eram perceptíveis algumas defasagens no mercado. A maioria das pequenas e médias…

Como a proibição da exportação de madeira da...

A Rússia anunciou recentemente a proibição de exportações de diversos produtos aos Estados Unidos e à União Europeia, como consequência das sanções aplicadas durante a guerra com a Ucrânia. Entre…

A nova era da Certificação Florestal

A certificação florestal surgiu na primeira metade da década de 90 como uma alternativa para que empresas florestais pudessem demonstrar ao mercado consumidor a origem sustentável de seus produtos de…

Uma análise dos últimos 50 anos do setor...

Em 2021 o Grupo Index completa 50 anos. A história do Grupo teve início em 1971, com a concretização do sonho dos fundadores de sua empresa mais antiga, a Confal…

Marco Legal Das Startups: A vitória do empreendedorismo

Uma prova que o Brasil pode dar certo   Na última terça-feira (11), foi aprovado o projeto de lei complementar n 146/19, o marco legal das startups. Um grande passo…
CONHEÇA NOSSO PODCAST
PESQUISA
CATEGORIAS
 
ÚLTIMAS NOTAS
ÚLTIMOS ARTIGOS
PRÓXIMOS EVENTOS

abril 2024

DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
31
1
2
3
4
5
6
Events for 1st abril
Sem Eventos
Events for 2nd abril
Sem Eventos
Events for 3rd abril
Sem Eventos
Events for 4th abril
Sem Eventos
Events for 5th abril
Sem Eventos
Events for 6th abril
Sem Eventos
7
8
9
10
11
12
13
Events for 7th abril
Sem Eventos
Events for 8th abril
Sem Eventos
Events for 9th abril
Sem Eventos
Events for 10th abril
Sem Eventos
Events for 11th abril
Sem Eventos
Events for 12th abril
Sem Eventos
Events for 13th abril
Sem Eventos
14
15
16
17
18
19
20
Events for 14th abril
Sem Eventos
Events for 15th abril
Sem Eventos
Events for 16th abril
Sem Eventos
Events for 17th abril
Sem Eventos
Events for 18th abril
Sem Eventos
Events for 19th abril
Sem Eventos
Events for 20th abril
Sem Eventos
21
22
23
24
25
26
27
Events for 21st abril
Sem Eventos
Events for 22nd abril
Sem Eventos
Events for 23rd abril
Sem Eventos
Events for 24th abril
Sem Eventos
Events for 25th abril
Sem Eventos
Events for 26th abril
Sem Eventos
Events for 27th abril
Sem Eventos
28
29
30
1
2
3
4
Events for 28th abril
Sem Eventos
Events for 29th abril
Sem Eventos
Events for 30th abril
Sem Eventos
O MELHOR CONTEÚDO SOBRE 
O SETOR FLORESTAL
O SETOR AMBIENTAL
M&A
O MELHOR CONTEÚDO SOBRE 
O SETOR FLORESTAL
O SETOR AMBIENTAL
M&A
× Tire suas dúvidas