ESG | Environmental, Social & Governance

 

ESG | Environmental, Social & Governance

O que é ESG?

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança. No mundo dos investimentos, investimento ESG é aquele que incorpora questões ambientais, sociais e de governança como critérios na análise, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras e, com isso, permitindo uma avaliação das empresas de forma holística.

Como o ESG impacta empresas?

A sociedade tem dado cada vez mais importância às questões ambientais e sociais, mudando a dinâmica de escolher empresas, produtos e agora também os investimentos. A introdução de critérios ESG nas decisões de investimento pode ser entendida como uma ampliação do foco em shareholders (acionistas) para todos os stakeholders (partes interessadas). Com isso, as decisões de investimentos e concessão de crédito passam a levar em consideração o impacto destes em todas as partes interessadas – como funcionários, consumidores, fornecedores e comunidade – e não somente o lucro potencial para a instituição financeira e seus acionistas.


Conheça o Método Index





Você sabe o que é ESG (Environmental, Social & Governance)?


Ao longo das últimas décadas, foram incorporados no universo corporativo questões como a responsabilidade social e a governança corporativa, e mais recentemente, as organizações iniciaram a revisão de suas políticas de gênero, diversidade, inclusão, respeito aos colaboradores, atenção com os fornecedores, cumprimento da legislação e concorrência justa. Logo, várias publicações e estudos passaram a apresentar estes valores representados por uma visão ampliada, a qual passou a integrar questões ambientais, sociais e de governança (ESG, do inglês environmental, social and corporate governance).
Baixe agora mesmo nosso E-book, desenvolvido por nossos diretores, e entenda por que as empresas precisam investir nesses princípios!



Por que as empresas precisam investir em ESG?

O principal objetivo de fundos de investimento é buscar segurança e rentabilidade, desta forma, este setor tem buscado empresas que além de serem destaque nas suas atividades, investem em conservação ambiental, responsabilidade social e governança. Esses são os pilares da sigla, em inglês, ESG (Environmental, Social and Governance).
Confira em nosso novo artigo por que as empresas precisam investir nessas letras!


Conheça os Autores

Marcelo SchmidMarcelo Schmid é engenheiro florestal, advogado, mestre em economia e política florestal. Atua há 20 anos como consultor nas áreas florestal e ambiental, tendo desenvolvido centenas projetos em todo o Brasil e no exterior.

É professor em cursos de pós graduação na área de meio ambiente e direito ambiental, com destaque à Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB e Associação dos Advogados de São Paulo – AASP. É um dos especialistas do Verified Carbon Standard (VCS) nas áreas de Reduced Emission from Degradatiaon and Deforestation (REDD) e Improved Forest Management (IFM). Marcelo é sócio-diretor do Grupo Index e diretor de negócios para a América Latina da Forest2Market do Brasil.

Especialidades: Mercado Florestal, Questões Legais, Appraisal, Due Diligence

Redes sociais
 


Rodrigo de AlmeidaRodrigo de Almeida conta com experiência internacional em serviços de orientação em transações e avaliações empresariais, atuando desde 2003 como consultor de projetos nos setores florestal, energia, óleo e gás, coordenando mais de 1000 projetos para instituições públicas e privadas em todo Brasil com destaque para áreas de energias renováveis, fusões e aquisições, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Rodrigo foi coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária no Centro Universitário FAE e professor na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Administração.

Especialidades: Mercado de Carbono, Valuation, Negociação e Business Intelligence.

Redes sociais   
 


Fernando é diretor da Index Florestal, empresa do Grupo Index focada no gerenciamento florestal, inventário florestal, análise ambiental e due diligences. Trabalhou em mais de 700 projetos de consultoria florestal, e desde 2007 está envolvido em mais de 25 projetos de M&A no setor florestal em todo o Brasil, coordenando due diligences, inventários florestais, análises GIS, estruturação empresarial e estudos de mercado.

Fernando é membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná (CEMA/PR), da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), do Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRbio 07) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná (CERH/PR).

Especialidades:Licenciamento florestal e ambiental, Inteligência empresarial, Avaliações

Redes sociais: