Ir para o conteúdo
Grupo Index
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco
iForest
Linkedin Instagram Youtube
Grupo Index
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco

Arvor de olho no mercado de carbono

Por Grupo IndexEm Artigos, Arvor Business, TodosPostou 21/09/2023

As florestas possuem um papel muito importante na história do desenvolvimento humano e, ainda mais importante, no bem estar da sociedade nos dias de hoje. Além de fontes naturais e renováveis de madeira, as florestas fornecem dezenas de outros produtos não madeireiros de importância econômica crescente para a sociedade, como resina, lignina, óleos, entre outras matérias-primas para indústrias químicas, farmacêuticas, têxteis, siderúrgicas, entre outras..

As florestas possuem também o papel fundamental no equilíbrio climático do Planeta, uma vez que em seu processo de crescimento, por meio da fotossíntese, fixam o CO₂ atmosférico na forma de carbono em sua estrutura. 

A Arvor Business Advisory, empresa do Grupo Index criada para assessorar decisões estratégicas relacionadas ao melhor uso econômico da floresta e de seus recursos, atua tanto com estratégias de utilização comercial do recurso florestal madeireiro e não madeireiro, seja ele oriundo de florestas comerciais plantadas ou nativas, quanto em estratégias de criação de Nature Based Solutions (NBS), ou seja, o uso sustentável das florestas como ferramenta de combate à mudança do clima.

Uma matéria chamou a atenção da Arvor em especial, pois aborda tanto o uso do recurso florestal madeireiro, oriundo de florestas comerciais, quanto dos serviços ambientais que as florestas proporcionam à sociedade: Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), afirmou em entrevista dada ao portal digital Reset que o BNDES irá financiar atividades de reflorestamento. 

A ideia desta iniciativa é alavancar recursos para que empresas possam promover a regeneração de áreas atingidas pelo desmatamento na região do “arco do desmatamento”, área da fronteira agrícola entre o Centro-Oeste e Estados da região Norte. Segundo Mercadante, a preocupação ambiental e a sustentabilidade estão no centro das prioridades do banco, pois o simples combate ao desmatamento não é suficiente, é preciso promover o reflorestamento da Amazônia, por meio de um projeto em grande escala.

Segundo Marcelo Schmid, sócio-diretor do Grupo Index e responsável pela Arvor Business Advisory, o projeto mencionado por Mercadante é uma iniciativa de grande importância para o setor, pois pretende promover alternativas de financiamento tanto para florestas produtivas quanto para florestas nativas. Desta forma o programa poderá ser utilizado por três tipos de públicos com modelos de investimentos distintos:

  1. Aqueles que desejam plantar árvores comerciais para produção de madeira
  2. Aqueles que desejam plantar árvores nativas para geração de créditos de carbono
  3. Aqueles que desejam plantar árvores comerciais para produção de madeira e geração de carbono.

A importância desta iniciativa reside portanto no amplo rol de empresas e investidores que se enquadram nos três tipos acima, desde investidores institucionais até empresas de celulose. “se for implementado nos moldes que se imagina, o projeto poderá fomentar a criação de um novo cluster florestal no Brasil e atrair grande empreendimentos para regiões que até o momento estavam fora do radar da indústria florestal”,  completa Schmid.

Naturalmente, além dos benefícios econômicos e ambientais, o projeto do BNDES possui potencial de grande impacto social, pela possibilidade de geração de empregos e desenvolvimento econômico em uma região pouco desenvolvida do país.

Embora Mercadante não tenha trazido ainda detalhes do plano, uma de suas principais ferramentas será a concessão de áreas públicas, modelo que tem sido adotado desde 2006 (Lei 11.284/06) com modestos resultados mas que teve uma alteração recente e importante, com a inclusão da possibilidade de exploração econômica de outras fontes de receita, além da madeira, como o próprio carbono, incentivando assim as Nature Based Solutions.

A Arvor irá acompanhar as novidades desta iniciativa do BNDES, em paralelo a uma outra grande novidade que em breve deverá impactar fortemente as iniciativas de  Nature Based Solutions no Brasil, a nova lei que regulamentará o mercado nacional de carbono, a qual deve ser publicada ainda este ano e apresentada à sociedade internacional durante a próxima Conferência das Pares (COP) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser realizada em Dezembro 2023, nos Emirados Árabes Unidos.

Tags: arvor business advisorycarbonoceluloseeconomiaeconomia florestalgrupo indexmadeiramarcelo schmidmercado florestalsetor florestal
Grupo Index

Grupo Index

Navegação de Post

Anterior
Anterior

REANÁLISE: 10 previsões para o mercado de base florestal em 2023

Próximo
Próximo

Como o Grupo Index Revoluciona a Análise de Dados com o GeoBI!

Related Posts

12/02/2025
Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós?
06/02/2025
Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?
21/01/2025
10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid
grupo-index-2024
20/12/2024
Grupo Index agradece por um 2024 de Conquistas e Crescimento

Pesquisa

Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Conheça nosso Podcast

Últimas Publicações

  • Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós? 12/02/2025
  • Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido? 06/02/2025
  • 10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid 21/01/2025

Compartilhe esse artigo

Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Categorias

appraisal artigo ativo florestal biomassa brasil campanhas carbono celulose coronavírus covid-19 diretores em ação economia economia florestal ESG eucalipto florestal florestas florestas plantadas forest2market futuro grupo index index florestal indústria indústria florestal inovação investimento klabin M&A madeira madeira serrada marcelo schmid meio ambiente mercado mercado florestal mercado florestal brasileiro meses coloridos negócios notas pandemia Pinus rodrigo de almeida setor florestal sustentabilidade tecnologia valuation
Home
Sobre Nós
E-books
Index TV
Contato
Linkedin Youtube Instagram Spotify

MATRIZ – PR

Telefone: (41) 3015-4525

Rua Francisco Torres, 218

Curitiba – PR

VIVEIRO – PR

Telefone: (41) 3015-4225

Rua José Mario da Silva, 233

Almirante Tamandaré – PR

Logos-Agrupadas-Sem-ISO-1

© 2024 | Todos os direitos reservados

Uma empresa associada SIF: 

maxresdefault
× Tire suas dúvidas