Ir para o conteúdo
Grupo Index
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco
iForest
Linkedin Instagram Youtube
Grupo Index
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco

Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós?

Por Marcelo SchmidEm Artigos, TodosPostou 12/02/2025

Nesta última segunda-feira (10/02), o presidente dos EUA Donald Trump começou a colocar em prática as suas promessas de campanha, voltadas à proteção da indústria americana, ao anunciar que irá impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA. 

A medida, se efetivamente levada em prática, afeta o Brasil, que junto da China é o terceiro maior exportador de aço para o país e é relevante para o setor de base florestal, uma vez que a indústria siderúrgica é um grande consumidor de matéria-prima florestal, no formato de carvão vegetal. O Brasil possui grandes indústrias deste segmento, com destaque ao estado de Minas Gerais, que concentra boa parte das indústrias do setor, muitas delas clientes do Grupo Index.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Instituto Aço Brasil destaca que a inquietude com esta notícia soma-se à preocupação com o aumento de importações de aço oriundo de países que praticam concorrência predatória, especialmente a China. O mesmo problema foi destacado no posicionamento da Associação Brasileira de Alumínio (ABAL), que destaca que produtos de outras origens que perderem acesso ao mercado americano buscarão novos destinos, incluindo o Brasil, podendo gerar uma saturação do mercado interno de produtos a preços desleais.

Muito embora a notícia vinda dos Estados Unidos tenha causado inquietação do mercado, o Instituto Aço Brasil destaca também em sua carta um outro ponto de vista: os Estados Unidos e o Brasil mantêm uma parceria comercial de longa data. Considerando especificamente o comércio dos principais itens da cadeia do aço – carvão, aço e máquinas e equipamentos – Estados Unidos e Brasil formam uma corrente de comércio de US$ 7,6 bilhões, sendo os Estados Unidos superavitários em US$ 3 bilhões. Ou seja, a parceria comercial tem sido favorável para os Estados Unidos.

Com base nessa constatação, o ex secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, afirmou ao jornal Valor Econômico nesta terça (11/02) que a medida impacta negativamente a indústria americana, pois o Brasil exporta aço para o setor automotivo e para outros setores industriais americanos.  

Desta forma, tudo leva a crer que Trump (mais uma vez) pretende usar as tarifas como barganha em negociações que vão se arrastar nas próximas semanas.  Esse, aliás, foi um dos aspecto debatidos no evento Forest Leaders Fórum, promovido pela AMIF na semana passada e que eu tenho repetido incansavelmente aos nossos clientes: é preciso cautela e paciência diante das galhofas do presidente dos Estados Unidos, afinal, ele traz de volta à Casa Branca o instinto negociador agressivo que o tornou grande empresário.

Nem todo que truca, tem o gato em mãos. Ao longo dos próximos meses, à medida que a retórica da mesa de negociação vier para a tinta da caneta dos acordos comerciais, talvez percebamos que os Estados Unidos precisam muito mais de nós do que imaginam…

Tags: açoagroalumínioArvorflorestalgrupo indexmarcelo schmidmercado florestalsetor florestaltrump
Marcelo Schmid

Marcelo Schmid

Sócio-diretor do Grupo Index

Navegação de Post

Anterior
Anterior

Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?

Related Posts

06/02/2025
Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?
21/01/2025
10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid
grupo-index-2024
20/12/2024
Grupo Index agradece por um 2024 de Conquistas e Crescimento
11/12/2024
Retrospectiva 2024: o que aconteceu de mais importante no setor florestal

Pesquisa

Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Conheça nosso Podcast

Últimas Publicações

  • Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós? 12/02/2025
  • Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido? 06/02/2025
  • 10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid 21/01/2025

Compartilhe esse artigo

Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Categorias

appraisal artigo ativo florestal biomassa brasil campanhas carbono celulose coronavírus covid-19 diretores em ação economia economia florestal ESG eucalipto florestal florestas florestas plantadas forest2market futuro grupo index index florestal indústria indústria florestal inovação investimento klabin M&A madeira madeira serrada marcelo schmid meio ambiente mercado mercado florestal mercado florestal brasileiro meses coloridos negócios notas pandemia Pinus rodrigo de almeida setor florestal sustentabilidade tecnologia valuation
Home
Sobre Nós
E-books
Index TV
Contato
Linkedin Youtube Instagram Spotify

MATRIZ – PR

Telefone: (41) 3015-4525

Rua Francisco Torres, 218

Curitiba – PR

VIVEIRO – PR

Telefone: (41) 3015-4225

Rua José Mario da Silva, 233

Almirante Tamandaré – PR

Logos-Agrupadas-Sem-ISO-1

© 2024 | Todos os direitos reservados

Uma empresa associada SIF: 

maxresdefault
× Tire suas dúvidas