A CNA considerou muito positivas as decisões tomadas na Conferência de Mudanças Climáticas de Bonn. Essas decisões são fundamentais para viabilizar ações de redução e adaptação que serão discutidas na COP29, em novembro, no Azerbaijão.
De acordo com meu amigo Rodrigo C A Lima, consultor de sustentabilidade da CNA, os pontos altos foram a inclusão de projetos para a agricultura, financiamentos para ações climáticas e a criação de fóruns de discussão a partir de 2025.
Uma outra boa notícia foi o lançamento do portal de Sharm E-Sheikh, que permitirá a inscrição e visibilidade de projetos como o Plano ABC+. Esse portal irá reunir ações de diversos países, destacando as iniciativas brasileiras na agenda climática global.
Rodrigo C A Lima também mencionou que o financiamento para ações de redução e adaptação às mudanças climáticas, um tema crucial em 2024, foi abordado, com relatórios anuais planejados para monitorar e aumentar o suporte financeiro.
A Sistema CNA Senar ressalta que essas decisões fortalecem a agricultura de baixo carbono, promovendo práticas sustentáveis e a implementação do Código Florestal, fundamentais para a resiliência dos sistemas produtivos. A Conferência de Bonn, portanto, se tornou um marco importante na preparação técnica e política para as próximas COPs.
Ah! E quando falo do agronegócio, não vamos nos esquecer que dentro dele está o setor florestal!