Ir para o conteúdo
Grupo Index
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco
iForest
Linkedin Instagram Youtube
Grupo Index
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco

Crédito de Carbono Florestal: Separando Fraudes de Iniciativas Legítimas

Por Marcelo SchmidEm NotasPostou 21/06/2024

Muitos amigos e clientes têm cobrado minha análise sobre as recentes notícias envolvendo supostas fraudes relacionadas a projetos de créditos de carbono florestais.

Pois bem, vejo isso de duas formas.

A primeira: os projetos de créditos de carbono, em especial os florestais (e mais ainda os projetos REDD+), são complexos. Tal complexidade exige alto nível de conhecimento técnico, ou seja, não é qualquer um que desenvolve projetos de boa qualidade.

Essa mesma complexidade acaba se tornando uma porta de entrada para oportunistas que se aproveitam dessa “caixa preta” (projetos de difícil entendimento para aqueles que não trabalham na área) e do desejo da sociedade por dinheiro fácil e rápido, para vender soluções inviáveis técnica e metodologicamente. Infelizmente, o mercado de carbono está cheio deles, e precisamos denunciá-los, execrá-los e excluí-los do jogo urgentemente, sem perdão!

A segunda: as soluções baseadas na natureza (ou Nature Based Solutions – NBS), onde se inserem os projetos de carbono, são uma ferramenta de reconhecida importância no combate à mudança do clima e no apoio ao desenvolvimento sustentável. Hoje, existem várias instituições idôneas e capazes de mostrar aos clientes o caminho mais adequado no que se relaciona ao potencial de geração de créditos de carbono. E na maioria das vezes esse caminho é não fazer projeto algum, seja por falta de viabilidade técnica, legal ou financeira.

Assim, é preciso ter muito cuidado para que o primeiro grupo, aquele das empresas e projetos oportunistas (pra não usar outro nome, menos elegante), não contamine o mercado. É preciso zelar pelo importante papel das NBS e destacar empresas idôneas que constroem projetos técnicos baseados não somente nas metodologias de mercado, mas em profundo conhecimento ambiental, fundiário e legal do nosso país, como fazemos aqui no Grupo Index.

Separar o joio do trigo é fundamental nesse momento.

Desconfie de promessas ousadas, projetos fáceis e dinheiro rápido.

Tags: Arvorcrédito de carbonogrupo indexmarcelo schmidmercado florestalnature based solutionsNBS
Marcelo Schmid

Marcelo Schmid

Sócio-diretor do Grupo Index

Navegação de Post

Anterior
Anterior

Nova rota marítima deve aumentar liderança mundial do Brasil no mercado de celulose

Próximo
Próximo

Conferência de Bonn: Avanços Promissores para o Agro e Setor Florestal

Related Posts

12/02/2025
Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós?
06/02/2025
Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?
21/01/2025
10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid
grupo-index-2024
20/12/2024
Grupo Index agradece por um 2024 de Conquistas e Crescimento

Pesquisa

Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Conheça nosso Podcast

Últimas Publicações

  • Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós? 12/02/2025
  • Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido? 06/02/2025
  • 10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid 21/01/2025

Compartilhe esse artigo

Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Categorias

appraisal artigo ativo florestal biomassa brasil campanhas carbono celulose coronavírus covid-19 diretores em ação economia economia florestal ESG eucalipto florestal florestas florestas plantadas forest2market futuro grupo index index florestal indústria indústria florestal inovação investimento klabin M&A madeira madeira serrada marcelo schmid meio ambiente mercado mercado florestal mercado florestal brasileiro meses coloridos negócios notas pandemia Pinus rodrigo de almeida setor florestal sustentabilidade tecnologia valuation
Home
Sobre Nós
E-books
Index TV
Contato
Linkedin Youtube Instagram Spotify

MATRIZ – PR

Telefone: (41) 3015-4525

Rua Francisco Torres, 218

Curitiba – PR

VIVEIRO – PR

Telefone: (41) 3015-4225

Rua José Mario da Silva, 233

Almirante Tamandaré – PR

Logos-Agrupadas-Sem-ISO-1

© 2024 | Todos os direitos reservados

Uma empresa associada SIF: 

maxresdefault
× Tire suas dúvidas