Ir para o conteúdo
Grupo Index
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco
iForest
Linkedin Instagram Youtube
Grupo Index
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco

Desvendando o Mundo das Criptomoedas: por que elas irão substituir as moedas fiduciárias?

Por Rodrigo de AlmeidaEm TokenizaçãoPostou 10/02/2023

As criptomoedas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Elas fornecem uma alternativa aos métodos tradicionais de pagamento e permitem ao usuário realizar transações financeiras seguras, sem a necessidade de intermediários. Com o uso das criptomoedas se tornando mais frequentes, já é possível considerá-las parte fundamental de um portfólio financeiro. Mas o que são, exatamente, as criptomoedas? 

De acordo com o site da Bitcoin.org, “as criptomoedas são moedas digitais que usam criptografia para gerar novas unidades e verificar a transferência de fundos”. Essas moedas usam a tecnologia blockchain para manter um registro de todas as transações, o que torna as criptomoedas extremamente seguras. Além disso, as criptomoedas são geralmente descentralizadas, o que significa que não há um único banco ou governo que controle a moeda. Isso também significa que elas não podem ser facilmente inflacionadas.

Para aprofundar um pouco mais o assunto vamos falar sobre alguns pontos importantes:

Lastro

O lastro, essa palavra originalmente tem como significado: “Peso colocado no porão de um navio para que ele se equilibre na água”. O lastro de uma moeda fiduciária, anteriormente, era dado pelo ouro das reservas dos diferentes governos ao redor do mundo, porém a partir da década de 1960, os governos começaram a abandonar o uso do ouro como lastro para suas moedas. Isso aconteceu principalmente porque os governos não tinham mais que seguir certos padrões de câmbio e porque o ouro não era mais tão valioso quanto antes. Atualmente, o lastro das moedas fiduciárias é baseado em fatores como a estabilidade da economia, o nível de confiança dos usuários e a regulação. Estes fatores são necessários para garantir que a moeda seja usada de forma apropriada e que ela não se desvalorize. 

No caso das criptomoedas, o lastro segue a mesma lógica de uma moeda fiduciária e tem como objetivo garantir que a criptomoeda tenha valor. É um mecanismo que impede a inflação da moeda, pois impede que os usuários criem unidades da moeda sem que exista um ativo equivalente. Você já ouviu falar do Bitcoin? Talvez você saiba que se trata de uma forma de moeda digital, mas você sabe qual é o lastro por trás dele?

Para explicar de forma simples, o lastro do Bitcoin é a força que faz com que essa moeda digital seja valiosa. É o que garante que o Bitcoin não desvalorize rapidamente e que seja aceito como um meio de pagamento. O lastro do Bitcoin inclui vários fatores, como a oferta limitada, a demanda e a confiança dos usuários. A oferta limitada significa que apenas 21 milhões de Bitcoins serão criados, demonstrando que o número de Bitcoins em circulação nunca excederá esse limite. A demanda significa que mais pessoas querem comprar Bitcoins do que estão vendendo, o que aumenta o valor da moeda. Por fim, a confiança dos usuários significa que eles acreditam que o Bitcoin é um meio seguro e estável para realizar transações.

Além disso, existem outros fatores que influenciam o lastro do Bitcoin, como a tecnologia blockchain, que são computadores que monitoram todas as transações feitas com Bitcoins, garantindo que a informação seja segura e confiável.

O lastro do Bitcoin é importante para os investidores, pois garante que a moeda digital será aceita como um meio de pagamento seguro e confiável. O uso crescente do Bitcoin e a força do lastro asseguram que essa moeda digital seja uma forma estável e segura de realizar transações.

 DEFI

O DEFI (Decentralized Finance) é uma tecnologia que possibilita a criação de ecossistemas financeiros, os quais permitem que pessoas e empresas realizem transações financeiras e investimentos de forma segura e descentralizada. Ele usa tecnologias blockchain para garantir que as transações sejam seguras, confiáveis e transparentes.

O DEFI permite que os usuários façam transações financeiras sem o envolvimento de terceiros, como bancos ou outras instituições financeiras. Ele também oferece aos usuários acesso a mercados comerciais e investimentos, bem como a produtos financeiros inovadores, como moedas criptográficas e contratos inteligentes. O DEFI também oferece aos usuários acesso a títulos e ativos financeiros, como ações, obrigações e câmbio.

 Conclusão

As criptomoedas são uma forma incrível de investimento. Elas oferecem segurança, transparência e liquidez, o que as torna uma ótima opção para quem está buscando investir. Elas também são extremamente lucrativas, o que significa que os investidores possam obter um retorno significativo em seu investimento. O Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser criada e desde então centenas de outras surgiram. Por isso, todos devem considerar a possibilidade de investir um pouco da sua reserva financeira em criptomoedas.

Referências

Bitcoin.org. “O que são criptomoedas?”. Disponível em: <https://bitcoin.org/pt_BR/moedas-criptograficas>. Acessado em: 9 de maio de 2021.

Frisby, Dominic. “Bitcoin: A Moeda do Futuro”. Sextante, 2017.

Tags: blockchaincriptocriptoativoscriptomoedacriptomoedaseconomiaforestokengrupo indexmapforestmoeda fiduciáriarodrigo de almeidatecnologiatokentokenização
Rodrigo de Almeida

Rodrigo de Almeida

CEO do Grupo Index, sócio-fundador da MapForest e ForesToken.

Navegação de Post

Anterior
Anterior

O que são stablecoins?

Próximo
Próximo

O Lastro Ouro: Quando e Porque as Moedas Fiduciárias Perderam o Seu Brilho

Related Posts

12/02/2025
Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós?
06/02/2025
Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?
21/01/2025
10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid
grupo-index-2024
20/12/2024
Grupo Index agradece por um 2024 de Conquistas e Crescimento

Pesquisa

Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Conheça nosso Podcast

Últimas Publicações

  • Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós? 12/02/2025
  • Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido? 06/02/2025
  • 10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid 21/01/2025

Compartilhe esse artigo

Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Categorias

appraisal artigo ativo florestal biomassa brasil campanhas carbono celulose coronavírus covid-19 diretores em ação economia economia florestal ESG eucalipto florestal florestas florestas plantadas forest2market futuro grupo index index florestal indústria indústria florestal inovação investimento klabin M&A madeira madeira serrada marcelo schmid meio ambiente mercado mercado florestal mercado florestal brasileiro meses coloridos negócios notas pandemia Pinus rodrigo de almeida setor florestal sustentabilidade tecnologia valuation
Home
Sobre Nós
E-books
Index TV
Contato
Linkedin Youtube Instagram Spotify

MATRIZ – PR

Telefone: (41) 3015-4525

Rua Francisco Torres, 218

Curitiba – PR

VIVEIRO – PR

Telefone: (41) 3015-4225

Rua José Mario da Silva, 233

Almirante Tamandaré – PR

Logos-Agrupadas-Sem-ISO-1

© 2024 | Todos os direitos reservados

Uma empresa associada SIF: 

maxresdefault
× Tire suas dúvidas