O setor siderúrgico brasileiro está em um momento de retomada e recuperação da confiança. Segundo o Instituto Aço Brasil, o Indicador de Confiança da Indústria do Aço (ICIA) cresceu 0,3 ponto em maio, alcançando 52,3 pontos. Este foi o segundo mês consecutivo que o índice ficou acima dos 50 pontos, revertendo um período de 17 meses abaixo desse patamar.
Ainda segundo o Instituto Aço Brasil, a recente Portaria SECEX nº 324, que aumentou a alíquota de importação para o excedente das cotas de importação de produtos de aço da China, deve frear a entrada de 1 a 1,5 milhão de toneladas de aço estrangeiro, estimulando a produção interna no segundo semestre de 2024.
Essa medida já está se refletindo no aumento de preços do carvão vegetal no terceiro bimestre de 2024. Conforme constatado pela Arvor Business Advisory, empresa de inteligência de mercado do Grupo Index, houve uma correção dos valores em mais de 10% em comparação aos preços praticados no primeiro bimestre deste ano.
Os reais impactos da portaria ainda são incertos, exigindo das empresas agilidade na adaptação de suas estratégias para a manutenção da competitividade, de modo a responder prontamente às movimentações do setor. Nesse contexto, torna-se crucial o monitoramento constante do conjunto de fatores que influenciam a oscilação dos preços e o mercado do carvão vegetal brasileiro.