Do problema à solução: a história da startup MapFOREST

Grupo Index MapFOREST

O Grupo Index trabalha há mais de 50 anos oferecendo consultoria para o setor agroflorestal. Durante esse tempo, eram perceptíveis algumas defasagens no mercado. A maioria das pequenas e médias empresas acabavam ficando de fora das consultorias e, por limitações orçamentárias, às vezes até as grandes. Além disso, identificamos também uma série de dificuldades de nossos clientes relacionadas à descentralização de informações e ferramentas.

Pensando nesse cenário, em 2019 iniciamos um projeto baseado na ideia de utilizar a tecnologia para transformar o serviço de consultoria em um produto mais acessível e centralizado. Assim, começamos a estudar as ferramentas disponíveis no mercado. O objetivo, portanto, era entender as melhores maneiras de traduzir e converter os métodos tradicionais para uma solução moderna.

Nessa fase estudamos tecnologias de desenvolvimento web que nos oferecem segurança e agilidade, como Frameworks, PHP, Javascript, Python, entre outras. Ademais, também começamos a explorar métodos de inteligência artificial e aprendizado de máquina para treinamento de algoritmos; isso, a partir da base de dados que o Grupo Index já tinha, de todo um acervo construído em 50 anos de experiência e conhecimento no setor.

Nesse processo de inovação proposto no Grupo Index, do qual tenho prazer de comandar, naturalmente foi acontecendo um desenvolvimento que nos levou a uma parceria com o Parque Tecnológico Itaipu. Fizemos a submissão da ideia de criação de uma plataforma agroflorestal para o edital FINEP Agro 4.0 e, dentre mais de 1200 propostas, fomos aprovados. A partir desse ponto, foi inevitável a criação da nossa startup em 2021: a MapFOREST.

A MapFOREST hoje

A MapFOREST vem para o mercado com o objetivo de oferecer uma plataforma que revolucione o mercado agroflorestal. Fornecemos uma ferramenta que centraliza informações de exportação, ambientais, oferta e demanda, entre diversas outras. E ainda: que proporciona para os clientes maior agilidade, redução de custos e facilidade em suas operações. Desde que o Grupo Index identificou os potenciais dessa solução, nosso foco foi o seu desenvolvimento.

Hoje, estamos criando soluções para grandes parceiros que, mesmo voltadas aos seus serviços, acabam sendo transformadas em produtos. Dessa maneira, estamos levando as ideias para uma escala comercial. Nosso objetivo é trazer soluções B2B dentro do setor florestal, que futuramente também serão utilizadas por pequenos e médios proprietários rurais e empresas.

Acreditamos que a nossa startup tem um propósito muito grande: levar a consultoria de ponta dentro do setor agroflorestal para todos, transformando o que antes era inacessível em produtos acessíveis. É assim que a MapFOREST quer revolucionar esse mercado.

× Tire suas dúvidas