O Blockchain é uma tecnologia muito utilizada no setor financeiro. Mas com a estruturação, desenvolvimento e processo de tokenização via blockchain, já é possível aplicar essa tecnologia em outros setores, como por exemplo, o agroflorestal.
Mas o que é o blockchain?
Considerada por especialistas como a inovação tecnológica, mas importante desde a criação da internet, o blockchain armazena informações de transações em lotes, chamados blocos. Esses blocos que armazenam as informações recebem uma criptografia que funciona como uma impressão digital, interligando um conjunto de códigos matemáticos únicos em uma “corrente” contínua de blocos (daí o termo “chain” – corrente em inglês).
Mesmo que alguém tente fazer alguma mudança nesses blocos, eles não serão reescritos, ficando com todo o conteúdo armazenado e sem alterações. Com isso, o blockchain traz mais confiança, segurança e eficiência, pois cada transação é verificada por vários computadores diferentes ao mesmo tempo, sendo praticamente impossível adulterar dados.
E como agregar essa tecnologia no setor Agroflorestal?
O controle de transações financeiras e a rastreabilidade de safra e de todas as atividades pode ser feita pela tecnologia blockchain, permitindo muito mais confiabilidade, precisão e agilidade nos processos.
É dentro deste contexto, que já estamos preparando a MapForest (startup de tecnologia do Grupo Index) para utilizar o blockchain em sua Plataforma GeoBI, que vai revolucionar o setor agro. Contamos com uma equipe focada 100% para pensar em soluções que agreguem a tecnologia de blockchain dentro de nossos serviços, relacionando a plataforma GeoBI.
Não consigo enxergar como uma empresa de tecnologia hoje pode desenvolver novos produtos sem o uso do Blockchain, principalmente quando estamos nos preparando para entrar na era Web 3.0, que é considerada como a nova tendência mundial que afetará o modo das pessoas se relacionarem com a internet.