O que está por trás da elevação dos valores de investimento de grandes projetos florestais? São os custos de produção! Custos dos insumos, custos de madeira, além da mão de obra, dificuldade de estruturação de equipes e prestadores de serviço, principalmente em Mato Grosso do Sul, é muito relevante para o que este mercado atravessa.
A notícia publicada pelo Valor Econômico, em 28/04/2023, diz que a empresa Suzano vai elevar os investimentos no projeto Cerrado para mais de 22 bilhões de reais contra os 19.3 bilhões previstos anteriormente. Isso é um reflexo daquilo que todo setor Florestal está sentindo.
Não apenas a Suzano, outras empresas também sentem dificuldade para encontrar prestadores de serviço que possam atender suas demandas para a realização destes grandes projetos. Com isso, fica fácil entender a razão pela qual a Suzano vem aumentando seus investimentos antes previstos, além de optar pela primarização de uma série de atividades. Isso acontece, justamente para a empresa não ficar exposta a esses problemas de mercado.