O papel estratégico do RH em momentos de crise e pandemia deve estar voltado para o bem-estar do seu principal capital: o humano. Entendemos que manter um ambiente organizacional positivo e esperançoso é uma das formas mais eficientes de combater os impactos do coronavírus na saúde da empresa como um todo.
Desde as primeiras notícias sobre o novo coronavírus em Curitiba, procuramos afastar as pessoas do grupo de risco. Logo em seguida, começamos a operar em sistema de rodízio entre as equipes, de modo a reduzir o número de pessoas no escritório. Para os colaboradores que permaneceram trabalhando in loco, disponibilizamos alternativas de transporte (Uber), bem como intensificamos a higienização dos espaços comuns e disponibilizamos álcool gel em diversos locais do escritório. Quando os resultados de entregas e produtividade nas primeiras semanas foram acima do esperado, percebemos que poderíamos ter 100% da nossa equipe local trabalhando de casa.
Utilizamos as ferramentas Google Meet e o Zoom para realizar reuniões com as equipes, enquanto o acompanhamento de projetos é realizado através do Evernote e do TeamWork. Preparamos materiais informativos sobre produtividade no home office, saúde emocional, segurança do trabalho, ergonomia, entre outros, que são enviados semanalmente.
Também criamos um grupo no Whatsapp, onde além de proporcionar a interação (mesmo que virtual) entre os colegas de trabalho, comunicamos com frequências as ações que a empresa tem adotado durante a pandemia. Ainda através do Whatsapp, criamos ações para promover a interação entre os colegas, tais como:
- #TBT GRUPO INDEX: nossos colaboradores deveriam compartilhar uma foto sobre o que mais sentiam falta;
- Eu indico: indicar livros, filmes e séries para que o colega pudesse aproveitar bem o final de semana;
- Compartilhamento de fotos de quem está acompanhando os colaboradores no home office;
- Comunicados de aniversariantes do mês;
- Mensagens diárias de “Bom Dia”;
- Figurinha que te representa durante o home office.
Achávamos que a situação melhoraria dentro de poucas semanas, o que não ocorreu. Logo, começamos a sentir o efeito negativos deste período em isolamento. Nossos colaboradores relataram sentir-se demasiadamente ansiosos, preocupados e estressados, o que por consequência interfere na produtividade e na motivação e engajamento da equipe.
Para ajudar nossos colaboradores, realizamos também alguns encontros temáticos. Nesses encontros, convidamos especialistas em diferentes assuntos (psicólogos, coaching, finanças) para conversar com nossos colaboradores, sobre as situações que mais os afligem, como:
- Educação financeira em tempos de crise;
- Inteligência Emocional;
- Sabotadores da sua carreira profissional – O segredo para você parar de se sabotar e conquistar a carreira profissional que tanto quer;
- entre outros.
Além desses encontros temáticos, toda semana nos reunimos virtualmente para conversar sobre assuntos internos, onde buscamos deixar nossos colaboradores cientes das ações da empresa.
Por fim, não deixamos de comemorar datas importantes, como foi o caso da nossa festa junina. Enviamos para a residência dos nossos colaboradores uma “Cesta Junina” com guloseimas temáticas, e nos reunimos para um encontro especial a distância no final do expediente, onde tivemos brincadeiras e interações divertidas com a equipe.