Ir para o conteúdo
Grupo Index
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco
iForest
Linkedin Instagram Youtube
Grupo Index
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco

Quais ações o RH do Grupo Index têm tomado durante a pandemia?

Por Rodrigo de AlmeidaEm Artigos, TodosPostou 21/07/20200 comentário(s)

O papel estratégico do RH em momentos de crise e pandemia deve estar voltado para o bem-estar do seu principal capital: o humano. Entendemos que manter um ambiente organizacional positivo e esperançoso é uma das formas mais eficientes de combater os impactos do coronavírus na saúde da empresa como um todo.

Desde as primeiras notícias sobre o novo coronavírus em Curitiba, procuramos afastar as pessoas do grupo de risco. Logo em seguida, começamos a operar em sistema de rodízio entre as equipes, de modo a reduzir o número de pessoas no escritório. Para os colaboradores que permaneceram trabalhando in loco, disponibilizamos alternativas de transporte (Uber), bem como intensificamos a higienização dos espaços comuns e disponibilizamos álcool gel em diversos locais do escritório. Quando os resultados de entregas e produtividade nas primeiras semanas foram acima do esperado, percebemos que poderíamos ter 100% da nossa equipe local trabalhando de casa.

Utilizamos as ferramentas Google Meet e o Zoom para realizar reuniões com as equipes, enquanto o acompanhamento de projetos é realizado através do Evernote e do TeamWork. Preparamos materiais informativos sobre produtividade no home office, saúde emocional, segurança do trabalho, ergonomia, entre outros, que são enviados semanalmente.

Também criamos um grupo no Whatsapp, onde além de proporcionar a interação (mesmo que virtual) entre os colegas de trabalho, comunicamos com frequências as ações que a empresa tem adotado durante a pandemia. Ainda através do Whatsapp, criamos ações para promover a interação entre os colegas, tais como:

  • #TBT GRUPO INDEX: nossos colaboradores deveriam compartilhar uma foto sobre o que mais sentiam falta;
  • Eu indico: indicar livros, filmes e séries para que o colega pudesse aproveitar bem o final de semana;
  • Compartilhamento de fotos de quem está acompanhando os colaboradores no home office;
  • Comunicados de aniversariantes do mês;
  • Mensagens diárias de “Bom Dia”;
  • Figurinha que te representa durante o home office.

Achávamos que a situação melhoraria dentro de poucas semanas, o que não ocorreu. Logo, começamos a sentir o efeito negativos deste período em isolamento. Nossos colaboradores relataram sentir-se demasiadamente ansiosos, preocupados e estressados, o que por consequência interfere na produtividade e na motivação e engajamento da equipe.

Para ajudar nossos colaboradores, realizamos também alguns encontros temáticos. Nesses encontros, convidamos especialistas em diferentes assuntos (psicólogos, coaching, finanças) para conversar com nossos colaboradores, sobre as situações que mais os afligem, como:

  • Educação financeira em tempos de crise;
  • Inteligência Emocional;
  • Sabotadores da sua carreira profissional – O segredo para você parar de se sabotar e conquistar a carreira profissional que tanto quer;
  • entre outros.
Registros dos encontros temáticos

Além desses encontros temáticos, toda semana nos reunimos virtualmente para conversar sobre assuntos internos, onde buscamos deixar nossos colaboradores cientes das ações da empresa.

Por fim, não deixamos de comemorar datas importantes, como foi o caso da nossa festa junina. Enviamos para a residência dos nossos colaboradores uma “Cesta Junina” com guloseimas temáticas, e nos reunimos para um encontro especial a distância no final do expediente, onde tivemos brincadeiras e interações divertidas com a equipe.

Cesta Junina enviada para os colaboradores
Tags: campanhascoronavíruscovid-19grupo indexpandemiarecursos humanosrh
admin

Rodrigo de Almeida

Navegação de Post

Anterior
Anterior

O setor florestal brasileiro continua atrativo para investimentos internacionais?

Próximo
Próximo

O Monitoramento Ambiental de áreas de Recuperação Florestal pelo uso de Geotecnologia

Related Posts

12/02/2025
Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós?
06/02/2025
Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?
21/01/2025
10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid
grupo-index-2024
20/12/2024
Grupo Index agradece por um 2024 de Conquistas e Crescimento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Conheça nosso Podcast

Últimas Publicações

  • Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós? 12/02/2025
  • Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido? 06/02/2025
  • 10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid 21/01/2025

Compartilhe esse artigo

Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Categorias

appraisal artigo ativo florestal biomassa brasil campanhas carbono celulose coronavírus covid-19 diretores em ação economia economia florestal ESG eucalipto florestal florestas florestas plantadas forest2market futuro grupo index index florestal indústria indústria florestal inovação investimento klabin M&A madeira madeira serrada marcelo schmid meio ambiente mercado mercado florestal mercado florestal brasileiro meses coloridos negócios notas pandemia Pinus rodrigo de almeida setor florestal sustentabilidade tecnologia valuation
Home
Sobre Nós
E-books
Index TV
Contato
Linkedin Youtube Instagram Spotify

MATRIZ – PR

Telefone: (41) 3015-4525

Rua Francisco Torres, 218

Curitiba – PR

VIVEIRO – PR

Telefone: (41) 3015-4225

Rua José Mario da Silva, 233

Almirante Tamandaré – PR

Logos-Agrupadas-Sem-ISO-1

© 2024 | Todos os direitos reservados

Uma empresa associada SIF: 

maxresdefault
× Tire suas dúvidas