Tokens utilitários têm ganhado popularidade nos últimos anos. Mas o que são tokens utilitários? Para que servem? Neste artigo, vamos responder essas perguntas e dar alguns exemplos para que você possa entender melhor sobre isso.
Tokens utilitários são aqueles criados para servir uma função específica. Eles não são usados como meio de pagamento, mas sim como ferramentas para acessar ou utilizar um serviço específico. Por exemplo, um token utilitário pode ser utilizado para acessar um serviço de streaming de música, uma plataforma de jogos ou um serviço de armazenamento de dados.
Estes tokens são criados usando um sistema de blockchain, assim como os tokens de criptomoeda. Podem servir para pagar taxas, obter acesso a um serviço específico, ganhar recompensas ou até mesmo votar em questões relacionadas ao serviço.
Um dos principais benefícios dos tokens utilitários é que eles são descentralizados. Em vez de serem controlados por uma empresa ou entidade central, são controlados pelos usuários. Isso significa que podem ser usados de maneira segura e confiável, sem a necessidade de um terceiro.
Agora que você sabe o que são tokens utilitários, aqui estão alguns exemplos:
• Ethereum (ETH): Ethereum é um protocolo blockchain que permite a criação de aplicativos descentralizados. O token ETH serve para pagar taxas de transação e acessar os serviços de aplicativos descentralizados.
• Augur (REP): Augur é uma plataforma de previsão baseada na blockchain. O token REP é usado para criar e participar de previsões, bem como para ganhar recompensas.
• Golem (GNT): Golem é uma plataforma de computação descentralizada. Este token é utilizado para acessar a plataforma, bem como para pagar taxas e ganhar recompensas.
• BAT (Basic Attention Token): Como o próprio nome já diz, é um token que fomenta uma nova plataforma de publicidade digital baseada em blockchain. Criado na rede Ethereum, o BAT foi projetado para recompensar os usuários pela sua atenção, pode ser usado para pagar por anúncios e como meio de pagamento entre anunciantes e editores.
• MANA: É o token nativo do universo virtual de Decentraland. dentro da plataforma MANA, serve para pagamentos, negociações e aquisições de propriedades dentro deste ambiente. Os detentores de MANA também podem participar do sistema de governança do projeto e participar das decisões sobre seu desenvolvimento.
Como você pode ver, os tokens utilitários são criados para servir uma função específica. Eles são desenvolvidos usando o mesmo sistema de blockchain dos tokens de criptomoeda, mas com propósitos diferentes. Os tokens utilitários podem ser usados para pagar taxas, obter acesso a serviços específicos, ganhar recompensas ou votar em questões relacionadas ao serviço. Com os exemplos acima, você deve ter uma melhor compreensão das diferentes maneiras de utilização destes tokens.
No podcast Talkenization, Rodrigo de Almeida e Fernando Struecker falam sobre os Utility Tokens, além de outros assuntos do mundo da Tokenização. Ouça abaixo!