Ir para o conteúdo
Grupo Index
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco
iForest
Linkedin Instagram Youtube
Grupo Index
Linkedin Instagram Facebook Youtube
Home
Sobre Nós
Nossas Empresas
Florestal
Index Ambiental
MapForest
GeoBots
Arvor Business Advisory
Serviços
Nossos Conteúdos
Artigos
Notas
Podcasts
E-books
Index TV
Newsletters
Assine a nossa Newsletter
Contato
Fale Conosco
Consultores Externos
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Trabalhe Conosco

A nova era da Certificação Florestal

Por Rodrigo de AlmeidaEm Artigos, TodosPostou 22/07/20210 comentário(s)

A certificação florestal surgiu na primeira metade da década de 90 como uma alternativa para que empresas florestais pudessem demonstrar ao mercado consumidor a origem sustentável de seus produtos de base florestal. Desde então, a certificação florestal cresceu significativamente no Brasil, atingindo mais de sete milhões e meio de hectares certificados pelo Forest Stewardship Council – FSC, principal sistema de certificação florestal, e o assunto tornou-se pauta obrigatória de praticamente toda empresa de base florestal.

O Grupo Index possui uma relação bastante especial com a certificação florestal, uma vez que o tema foi porta de entrada dos atuais sócios diretores do Grupo no mercado de consultoria florestal, há mais de 20 anos. Ao longo deste período, além de assessorar diversas empresas em processos de certificação em todo o Brasil, o Grupo Index e seus sócios tiveram papel relevante no desenvolvimento de normas e ferramentas que dão suporte aos dois principais sistemas de certificação existentes no Brasil, o FSC e o Programa Nacional de Certificação Florestal – CERFLOR, programa este vinculado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. 

Ao longo dessas duas décadas e meia de história, o Grupo Index observou dois grandes drivers do processo de certificação. O principal foi certamente o driver mercadológico, uma vez que consumidores de matéria-prima florestal em todo o mundo passaram a exigir a certificação como forma de assegurar a sustentabilidade da madeira. Porém, muitas empresas que certificaram suas florestas e processo produtivo em razão do mercado, ainda viam a certificação florestal como um processo “fiscalizatório” externo, muitas vezes indesejado.

Em um segundo momento, com o avanço da desverticalização de terras florestais no Brasil,  o Grupo Index passou a assessorar organizações vinculadas a fundos de investimento, como por exemplo gestores de áreas florestais, que optaram pela certificação pelo driver institucional. Uma vez que a floresta certificada é, para um investidor que está longe do dia a dia da gestão, uma garantia de compliance legal, social e ambiental, a certificação florestal ganhou aqui um novo fôlego. Diferente de muitas empresas que certificaram suas áreas apenas pelo driver mercadológico, aqui a visão em relação ao processo começou a mudar, uma vez que os executivos das empresas passaram a enxergar os benefícios organizacionais internos promovidos pela certificação.

Nos últimos anos, contudo, o Grupo Index tem visto um novo mecanismo propulsor da certificação florestal no país: a popularização de políticas ESG (da sigla Environmental, Social and Governance) no mercado. 

MAS O QUE O ESG TEM A VER COM A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL? SIMPLESMENTE TUDO.

As políticas ESG abriram os olhos do mundo corporativo quanto à dependência que as empresas possuem da sociedade e do meio ambiente e mostraram aos executivos que é possível utilizar isso a favor da governança da instituição. Entretanto, isso não é novidade para as empresas florestais, sobretudo aquelas certificadas, pois há décadas estas sabem que seu sucesso depende de três fatores: o bom convívio com a sociedade, desde o mercado consumidor até as comunidades locais; a manutenção da qualidade do meio ambiente, como insumo para a manutenção de florestas plantadas; e a incorporação dos aspectos socioambientais em sua governança corporativa.

Além dos benefícios já mencionados de compliance e atendimento a demandas de mercado, a certificação florestal traz a vantagem adicional de permitir maior integração com as políticas ESG. Diversos aspectos relacionados à certificação florestal podem servir como uma valiosa fonte de dados para abastecer e avaliar políticas ESG, por exemplo:

 

Nos últimos 20 anos o Grupo Index têm trabalhado intensamente no desenvolvimento de projetos relacionados às ações destacadas acima, além de ter assessorado empresas em diversas regiões do Brasil na preparação e gestão de processos completos de certificação florestal. O Grupo e seus diretores também desenvolveram trabalhos institucionais tanto para o CERFLOR, na coordenação do desenvolvimento e revisão das normas, quanto para o FSC, no desenvolvimento da ferramenta de avaliação nacional de risco de fontes controladas, entre outros trabalhos.

O Grupo Index possui uma equipe multidisciplinar exclusivamente dedicada aos trabalhos de certificação florestal com grande experiência tanto em florestas plantadas quanto nativas. A equipe do Grupo Index está pronta para atender todas as demandas do setor florestal na área de certificação florestal e levar as empresas do setor para a nova era do ESG.

Tags: brasilCERFLORcertificaçãocertificação florestalESGflorestalflorestas plantadasFSCgrupo indexmarcelo schmidsetor florestalsustentabilidade
admin

Rodrigo de Almeida

Navegação de Post

Anterior
Anterior

Virada brusca no mercado norte americano de madeira serrada deverá impactar empresas brasileiras no segundo semestre

Próximo
Próximo

Projeto da Klabin Demonstra Liderança do Setor Florestal Brasileiro na Promoção da Economia Verde

Related Posts

12/02/2025
Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós?
06/02/2025
Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido?
21/01/2025
10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid
grupo-index-2024
20/12/2024
Grupo Index agradece por um 2024 de Conquistas e Crescimento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube

Conheça nosso Podcast

Últimas Publicações

  • Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA. Eles realmente não precisam de nós? 12/02/2025
  • Nova bomba da Bracell atinge o mercado: quem fica ferido? 06/02/2025
  • 10 previsões para o setor florestal em 2025 | Por Marcelo Schmid 21/01/2025

Compartilhe esse artigo

Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Categorias

appraisal artigo ativo florestal biomassa brasil campanhas carbono celulose coronavírus covid-19 diretores em ação economia economia florestal ESG eucalipto florestal florestas florestas plantadas forest2market futuro grupo index index florestal indústria indústria florestal inovação investimento klabin M&A madeira madeira serrada marcelo schmid meio ambiente mercado mercado florestal mercado florestal brasileiro meses coloridos negócios notas pandemia Pinus rodrigo de almeida setor florestal sustentabilidade tecnologia valuation
Home
Sobre Nós
E-books
Index TV
Contato
Linkedin Youtube Instagram Spotify

MATRIZ – PR

Telefone: (41) 3015-4525

Rua Francisco Torres, 218

Curitiba – PR

VIVEIRO – PR

Telefone: (41) 3015-4225

Rua José Mario da Silva, 233

Almirante Tamandaré – PR

Logos-Agrupadas-Sem-ISO-1

© 2024 | Todos os direitos reservados

Uma empresa associada SIF: 

maxresdefault
× Tire suas dúvidas